3 dicas para pequenas empresas reduzirem as emissões de carbono

Neste artigo vamos ver o que são as emissões de carbono e como isso afeta a lucratividade da sua empresa. 
Pesquisar

Frequentemente ouvimos falar sobre as emissões de carbono e seu papel nas mudanças climáticas. No entanto, se nos perguntássemos o quanto sabemos sobre o assunto e o quanto isso afeta nossa empresa, conseguiríamos responder?

Hoje, as empresas, independentemente do setor, têm o compromisso fundamental de colaborar com o meio ambiente, reduzindo as emissões de carbono.

Por isso, neste artigo vamos ver o que são as emissões de carbono e como isso afeta a lucratividade da sua empresa. 

Além disso, vamos ver 5 benefícios que a sua empresa terá ao reduzir as emissões de carbono.

O que são as emissões de carbono? 

Vamos começar com o básico, o que são as emissões de carbono? Emissão de carbono é um termo abrangente que se refere à variedade de gases nocivos (gases de efeito estufa) que são liberados na atmosfera terrestre como resultado das atividades humanas.  

Os gases de efeito estufa incluem dióxido de carbono (CO2), metano, óxido nitroso e gás fluorado, mas são referidos coletivamente como ’emissões de carbono’ para padronizar a medição em termos de seu impacto no aquecimento global. 

O CO2, também chamado de gás carbônico, é de longe o mais comum dos gases de efeito estufa, representando cerca de 76% de todas as emissões. Portanto, fornece o parâmetro pelo qual podemos medir o impacto de outros medidores de efeito estufa. 

Por exemplo, liberar 1 kg de metano na atmosfera é aproximadamente equivalente a liberar 84 kg de dióxido de carbono. 

Todas as empresas se envolvem em atividades que liberam emissões de carbono na atmosfera, o que, por sua vez, contribui para as mudanças climáticas. 

Pode ser metano emitido por vacas, consumindo eletricidade produzida com combustíveis fósseis ou carbono liberado durante processos industriais. 

Reconhecer a importância de medir e reduzir as emissões de carbono é uma coisa. Entender como fazer isso é outra questão. 

A terminologia pode parecer confusa e os detalhes técnicos difíceis de entender. No entanto, queremos eliminar esse sentimento e explicar como você pode começar. 

Por que as pequenas e médias empresas precisam se preocupar com suas emissões de carbono?

Talvez sua empresa esteja pensando em encontrar formas de reduzir as emissões de carbono, mas você não tem certeza se vale a pena o investimento. 

Saiba que, além de ser benéfica para o meio ambiente, a redução  pode trazer vantagens para o seu negócio – como fortalecer sua marca ou aumentar sua receita. Também é muito mais fácil e financeiramente viável do que você imagina. 

Veja agora como a compensação não é apenas a escolha ambientalmente consciente, mas também uma decisão de negócios inteligente!

5 benefícios de reduzir as emissões de carbono para as pequenas e médias empresas?

  1. Menores custos operacionais

O benefício mais óbvio do gerenciamento de emissões de carbono é que ele pode economizar dinheiro para sua empresa. Mas quanto? 

Muitas das medidas que as empresas tomam para reduzir suas emissões de carbono também resultam em redução de custos.

Reduzir o uso de energia, por exemplo, reduz sua emissão de carbono e sua conta de serviços públicos. 

Para um edifício de escritórios de 46.000 m², uma redução de 7% no uso de energia em 3 anos pode resultar em uma economia de custos cumulativa de US $120.000 e um aumento no valor dos ativos de mais de US $1 milhão, de acordo com a EnergyStar.

2. Atenda às demandas dos clientes

Os consumidores de hoje manifestaram preocupação com a emissão de carbono dos produtos e serviços que compram e estão dispostos a comprar e investir em empresas que se preocupam com essas emissões

De acordo com o Carbon Trust , 45% dos compradores estariam dispostos a deixar de comprar suas marcas favoritas se as empresas se recusassem a se comprometer as emissões de carbono de seus produtos.

Como resultado, 75% das empresas consideram os consumidores como um dos principais impulsionadores de riscos e oportunidades relacionados às emissões de carbono de seus produtos e serviços, de acordo com o State of Green Business 2018 da GreenBiz e Trucost.

3. Melhore a percepção da marca

O gerenciamento eficaz das emissões de carbono também podem influenciar a percepção da marca – como os consumidores pensam, sentem e reagem à sua empresa – e, por sua vez, quanto estão dispostos a pagar por seu produto ou serviço.

De acordo com o Carbon Trust, 56% das pessoas disseram que seriam mais leais a uma marca se ela estiver tomando medidas para reduzir sua pegada de carbono.

Além disso, a McKinsey descobriu que mais de 70% dos consumidores pagariam um adicional de 5% por um produto verde do que por uma alternativa não verde comparável.

4. Responda à pressão dos investidores

Os consumidores não são os únicos que se preocupam com as emissões de carbono da sua organização. Cada vez mais, os investidores estão preocupados com a emissão de carbono de seu portfólio.

Se um investidor possui 1% de uma empresa, o investidor também possui 1% das emissões de carbono da empresa, diz Marija Kramer , chefe de negócios de investimento responsável da Institutional Shareholder Services.

Como resultado, mais e mais investidores estão deixando de investir  em empresas ineficientes e com alto teor de carbono para aquelas que estão tomando medidas para reduzir sua emissão de carbono.

5. Cumprir os regulamentos

Hoje, existem mais de 1.260 leis climáticas em todo o mundo – um aumento 20 vezes maior  desde 1997. Ou, em outras palavras, o número de leis climáticas dobrou a cada 4-5 anos. 

Um grande número dessas leis se concentra especificamente na redução das emissões de carbono (e penaliza as empresas que não o fazem).

Para cumprir com o crescente número de regulamentações, as empresas precisarão não apenas implementar uma estratégia eficaz de gestão de carbono, mas também documentar e relatar seus esforços.

3 dicas para diminuir as emissões de carbono de pequenas e médias empresas

1. Lembre-se dos Três Rs

Não há dúvida de que você já ouviu a frase “reduzir, reutilizar, reciclar”. Os Três Rs devem se aplicar a todas as facetas do seu negócio – desde embalagens, materiais de escritório, operações e cadeias de suprimentos.

Sempre opte por reduzir e reutilizar primeiro, pois essas práticas eliminam o excesso. Quando não há alternativa reutilizável ou a reutilização simplesmente não funciona para o seu negócio, inicie um programa de reciclagem em seu escritório.

2. Eduque a si mesmo, sua equipe e seus clientes

A mudança começa com o conhecimento. Hoje, muitas pessoas raramente – ou nunca – falam sobre mudanças climáticas porque não sabem o suficiente ou estão sobrecarregados de informações. 

Tudo isso pode ser remediado com educação. Sua empresa pode promover o diálogo entre seus colaboradores por meio de práticas e políticas da empresa em torno da sustentabilidade. 

Deixar seus clientes cientes de suas políticas para reduzir as emissões de carbono os torna cientes das táticas que eles também podem usar para reduzir as emissões.

3. Invista em Energias Renováveis

O custo da energia renovável caiu muito nos últimos anos. Além disso, o aumento da concorrência e os avanços na tecnologia estão fazendo com que os preços caiam ainda mais.

A Enliv acredita que a energia deve ser acessível e verde, por isso agora você pode ter energia renovável na sua empresa, sem investimento, sem taxa de adesão e sem obras ou instalação de qualquer equipamento em seu estabelecimento comercial.

Com a Assinatura de Energia Limpa da Enliv você aluga lotes de uma usina, porém continua sendo atendido pela distribuidora local, recebe o abatimento da energia gerada diretamente na sua fatura e economiza até 15% no seu custo de energia elétrica.

Clique aqui para simular sua economia na conta de luz

Em conclusão, a maneira como você aborda a sustentabilidade e a eficiência do seu negócio não afetará apenas você, sua empresa ou seus clientes, mas a crise climática do planeta. 

Seja qual for sua motivação para compensar suas emissões de carbono, é uma decisão de negócios que não deve ser negligenciada. Conte com a Enliv para lhe auxiliar em todo o processo.

Compartilhe!