A energia solar funciona convertendo a energia do sol em energia. Existem duas formas de energia gerada a partir do sol – eletricidade e calor.
Neste artigo, vamos ver mais detalhes sobre o que é energia solar e como é possível você ter na sua empresa ou condomínio.
O que é energia solar?
A energia solar usa a luz e o calor do sol para gerar energia renovável ou ‘verde’. A forma mais comum de energia solar é aproveitada por painéis solares ou células fotovoltaicas.
Em usinas fotovoltaicas, elas são dispostas quase de ponta a ponta para capturar a luz do sol em grandes campos. Você também as verá em cima de casas e outros edifícios às vezes.
As células são criadas a partir de materiais semicondutores. Quando os raios do sol atingem as células, ele solta elétrons de seus átomos. Isso permite que os elétrons fluam através da célula e gerem eletricidade.
Em uma escala muito maior, os coletores solares podem gerar energia para milhares de pessoas ao mesmo tempo. As usinas de energia solar térmica usam uma variedade de técnicas para produzir energia usando o sol.
A energia solar é uma fonte de energia limpa?
Sim, a energia solar é uma fonte de energia renovável e infinita – enquanto o sol continuar brilhando, a energia será liberada.
Outra coisa que torna a energia solar mais positiva e ‘verde’ é que, ao contrário da queima de combustíveis fósseis, a conversão da luz solar em energia não cria emissões nocivas de gases de efeito estufa.
A pegada de carbono dos painéis solares já é bastante pequena, pois duram mais de 25 anos sem perda de eficiência. E os materiais usados nos painéis são cada vez mais reciclados, de modo que a pegada de carbono continuará diminuindo.
Quando a energia solar foi descoberta?
A energia solar foi usada pelos humanos já no século VII aC, quando as pessoas usavam a luz solar para acender fogueiras refletindo os raios do sol em objetos brilhantes.
Mais tarde, no século III aC, os gregos e romanos aproveitaram a energia solar com espelhos para acender tochas para cerimônias religiosas.
Em 1839 e com apenas 19 anos, o físico francês Edmond Becquerel descobriu o efeito fotovoltaico enquanto experimentava uma célula feita de eletrodos metálicos em uma solução condutora. Ele observou que a célula produz mais eletricidade quando exposta à luz – era uma célula fotovoltaica.
Em 1954, a tecnologia fotovoltaica nasceu quando Daryl Chapin, Calvin Fuller e Gerald Pearson desenvolveram a célula fotovoltaica de silício na Bell Labs em 1954 – a primeira célula solar capaz de absorver e converter energia solar suficiente em energia para operar equipamentos elétricos diários.
Hoje os satélites e naves espaciais que orbitam a Terra, são alimentados por energia solar.
Como exatamente a eletricidade a partir da energia solar é produzida?
Os painéis solares são geralmente feitos de silício instalado em uma estrutura de painel de metal com uma caixa de vidro. Quando fótons, ou partículas de luz, atingem a fina camada de silício no topo de um painel solar, eles arrancam elétrons dos átomos de silício.
Essa carga fotovoltaica cria uma corrente elétrica (especificamente, corrente contínua ou CC), que é capturada pela fiação dos painéis solares. Esta eletricidade DC é então convertida em corrente alternada (AC) por um inversor.
AC é o tipo de corrente elétrica usada quando você conecta aparelhos em tomadas de parede normais.
Qual é a diferença entre painéis solares fotovoltaicos e painéis solares térmicos?
Os painéis solares fotovoltaicos geram eletricidade, conforme descrito acima, enquanto os painéis solares térmicos geram calor. Embora a fonte de energia seja a mesma – o sol – a tecnologia em cada sistema é diferente.
A energia solar fotovoltaica é baseada no efeito fotovoltaico, pelo qual um fóton (a unidade básica da luz) impacta uma superfície semicondutora como o silício e gera a liberação de um elétron.
O painel solar térmico é menos sofisticado e simplesmente aquece a água (ou outros fluidos) pela luz solar. Para uso doméstico, os painéis solares térmicos também são instalados em um telhado voltado para o sol, aquecendo a água armazenada em um cilindro de água quente e fornecendo água quente e aquecimento.
Em maior escala, a energia solar térmica também pode ser usada em centrais elétricas.
O que são fazendas solares?
As fazendas solares, também conhecidas como parques solares ou campos solares, são grandes áreas de terra contendo painéis solares interconectados posicionados juntos em muitos hectares, para colher grandes quantidades de energia solar ao mesmo tempo.
As fazendas solares são projetadas para geração de energia solar em larga escala que alimenta diretamente a rede, em oposição aos painéis solares individuais que geralmente alimentam uma única casa ou edifício.
A energia solar pode ser gerada em um dia nublado?
Sim pode. Por exemplo, em alguns lugares do Brasil é comum ficar muito nublado no inverno. Mas a energia solar requer apenas algum nível de luz do dia para aproveitar a energia do sol.
Dito isto, a taxa na qual os painéis solares geram eletricidade varia dependendo da quantidade de luz solar direta e da qualidade, tamanho, número e localização dos painéis em uso.
Quanta energia solar o Brasil gera atualmente?
Segundo o site Origo Energia, devido ao crescimento da energia solar e de outras fontes renováveis no Brasil, o país chegou em 2021 ao patamar de 1,007 GW (Gigawatt) de capacidade instalada, segundo os dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), apontados pelo Canal Energia.
Pelo quarto mês consecutivo, a fonte eólica é a que mais cresce, chegando à marca de 218,45 MW de potência instalada.
Em relação ao setor de energia solar, em 2021, o país atingiu 1 GW de Geração Distribuída. Essa marca foi conquistada ainda nos primeiros cinco meses do ano. O número representa mais de 40% da potência solar de 2020, quando 2,56 GW haviam sido computados no sistema da ANEEL.
Caso os números obtidos em 2022 continuem constantes, o Brasil pode atingir níveis similares ou superiores aos de 2020, havendo, portanto, a possibilidade de este ano ser categorizado como o ano de maior geração de potência solar.
Atualmente, o país se aproxima da marca de 6 GW de potência instalada, o que representa um avanço, mas ainda menos expressivo que o dos nossos vizinhos.
Como é possível ter energia renovável sem fazer investimento?
Assinando a Enliv, você aluga lotes de uma fazenda solar ou outra usina de energia renovável. Essa usina injeta energia elétrica na rede de sua concessionária local, gerando créditos que resultam em um abatimento na sua conta de luz.
Você continuará sendo atendido normalmente pela concessionária, porém, até 95% de sua demanda de energia será atendida pela Enliv, que garante um desconto de até 15% em relação a sua tarifa de energia atual.